92% dos institutos de pesquisa do Maranhão são falsos, clandestinos ou ilegais


Conselho Federal de Estatística revela dados assustadores em todo Brasil sobre institutos de pesquisa falsos que atuam em todo país, mas os dados são ainda mais alarmantes no Maranhão,. segundo oi CONFE 92% dos institutos de pesquisa que atuam no Maranhão são clandestinos ou irregulares, entenda a difença e veja os dados da pesquisa:

INSTITUTOS FALSOS - Não possuem qualquer tipo de registro comercial, não existem do ponto de vista da pessoa jurídica.

CLANDESTINOS - Possuem CNPJ, mas estão com impostos atrasados, não possuem alvará vigente e nem registro no Conselho Regional do Maranhão, sequer possuem estatístico.

IRREGULARES - Possuem documentação jurídica de constituição da empresa em dia, mas não possuem estatístico ou não estão registrados junto ao Conselho Regional.

Regulares - Apenas 3 institutos cumprem todos os requisitos exigidos por lei para realizarem pesquisa no Estado do Maranhão, ou seja, estão registrados na Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura e demais órgão públicos e possuem regirstro no Conselho Regional de Estatística e tem estatístico regular junto ao CONRE da região.

Pesquisa sobre Institutos de Pesquisa que atuam no Estado do Maranhão

O CONFE entrou em contato com 41 "Institutos" que estariam atuando no Estado do Maranhão, tomou conhecimento dos institutos por meio de denúncias, anúncios em blogs e outros meios de comunicação e consultando a sua base de dados. Todos os institutos que não constam em sua base de dados, ou seja, não estão regularmente registrados, o CONFE entrou em contato solicitando a contratação de uma pesquisa eleitoral, pedindo uma proposta formal, cópia do contrato e da documentação da empresa e do estatístico, muitos sequer responderam, outros tentaram convencer que a pesquisa não requer tais documentos, outros tentaram convencer que ficaria mais barato sem tantas exigências e ainda tiveram aqueles que enviaram documentos FALSOS que foram encaminhados/denunciados aos órgãos competentes, veja o resultado:

RECOMENDAÇÕES DO CONFE

Sempre que for contratar um Instituto de Pesquisa siga alguns passos:

  1. Exija que seja feito um contrato com o detalhamento do serviço que será realizado;
  2. Exija plano amostral, margem de erro e confiabilidade da pesquisa;
  3. Exija o CNPJ e Alvará de Funcionamento;
  4. Exija o nome e número de registro do estatístico do instituto;
  5. Com todos os dados na mão consulte as informações junto ao CONFE e Receita Federal;
  6. Sempre exija a Nota Fiscal do serviço realizado.

Consulte o CONFE sobre a legalidade do instituto de pesquisa que deseja contratar pelo site  http://www.confe.org.br/index.html ou pelos telefones (21) 2262-1709 / 2220-1058 (Fax) .

ou

Consulte o CONRE da 5a região Tel.: (71)3321-4129 / (71)3243-6086
Site: http://www.conre5.org.br/ E-mail: conre5r@gmail.com