A pedido de Astro de Ogum, Márcio Jerry destina emenda para aquisição de ambulância para zona rural de São Luís


Recursos também vão ajudar na implantação de Unidade Coronariana no Socorrão I

A enfermeira Natália Mandarino, titular da Secretsria Municipal de Saúde (Semus), e as adjuntas Isabel Macedo e Marcia Bittencourt,  receberam a visita do vereador Astro de Ogum PCdoB), decano e vice-presidente da Câmara de São Luís, na tarde dessa sexta-feira (25).

O encontro aconteceu na sede da Semus, no Parque Bom Menino, a fim de que o parlamentar acompanhasse a apresentação do projeto que prevê a instalação de uma unidade coronariana no hospital Djalma Marques e uma semi - intensiva cardiológica na UPA da zona rural.

Já disponível, num montante de R$700 mil reais, o recurso é oriundo de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB). Já a aplicabilidade atendeu direcionamento do correligionário, o vereador Astro de Ogum.

“A missão dessas duas unidades será assegurar o atendimento integrado aos pacientes adultos, portadores de doenças cardiovasculares graves, agudas ou descompensadas e que necessitem de cuidados intensivos imediatos”, na sua explanação, informou Natália Mandarino, que assina a autoria do projeto ao lado de Isabel Macedo e Marcia Bittencourt.

Tanto no Socorrão I quanto na UPA da zona rural, as unidades contarão com dois leitos dotados de recursos e equipamentos que funcionarão 24h por dia e com monitoração contínua por uma equipe multiprofissional. “A implantação das duas unidades constituirá um fator determinante para a qualidade da assistência em saúde dos pacientes com patologias cardiológicas, promovendo uma redução dos altos índices de óbitos, além de permitir um prognóstico eficaz”, explicou Isabel Macedo.

Todo o projeto, com as devidas especificações, foi entregue ao vereador. Após debater com sua assessoria jurídica e técnica, o parlamentar retornará à sede da Semus para alinhar os detalhes de implantação e funcionalidade. “Eu não tenho dúvida que, em apenas 60 dias, a saúde de São Luís deu um salto significativo e o grande beneficiado foi o povo. Fiquei impressionado com a capacidade técnica da equipe à frente da saúde do município. Hoje, sem medo de errar, posso dizer que a gestão da pasta está nas mãos e no caminho certo. O prefeito Edvaldo acertou em cheio e está de parabéns pela escolha. Aqui concluímos que a capacidade técnica está sendo o diferencial”, finalizou o decano.