COM USO DA CIÊNCIA EMET INSTITUTO AUXILIA MUNICÍPIOS A MELHORAR QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO


Há 2 anos acompanhamos a evolução deste que é um dos maiores institutos do país e sem dúvida o de maior credibilidade, o EMET INSTITUTO, mas realmente o seu presidente nos surpreendeu com as notícias que geraram as matérias na blogesfera maranhense, o nível dos profissionais é muito elevado, são vários profissionais com Doutorado renomados, inclusive premiados internacionalmente e não estamos acostumados com uma empresa maranhense com esse nível de profissional. 

Isso despertou nossa curiosidade, as antenas de jornalista vibraram freneticamente querendo saber por que de tudo isso, e decidimos usar de nosso prestígio junto ao proprietário do instituto para saber mais e o que vem realmente por aí. 

Como sempre o FB como é conhecido entre os amigos, o empresário e analista político Fernando Bastos nos recebeu muito bem em seu novo escritório em São Luís, no Jardim Eldorado, de cara percebemos que ele montou uma estrutura para muito trabalho, a quantidade de pessoas trabalhando no local também surpreendeu, uma equipe grande e completa, ao entrarmos em sua sala FB de cara já disse que está construindo um prédio com instalações ainda maiores para acomodar todos os profissionais e projetos que estão realizando, nos explicou que a quantidade de departamentos científicos é grande e todos de igual importância, por isso precisa construir uma estrutura própria para acomodar todos melhor. Diante de tudo que ele disse não poderia mais esperar e fui direto ao ponto: 


FB quais são estes projetos? Por que a mudança da atividade principal? 

Dora, a mudança de atividade principal já era pra ter ocorrido, infelizmente o nosso contador anterior cometeu o mesmo erro por 3x, não colocando a atividade de pesquisa como principal. Nunca realizamos comércio em nossa empresa e tínhamos essas atividades porque poderiam ser necessárias.
Mas nesta última alteração retirei todas as atividades de comércio e deixei apenas as de prestação de serviço. Nossa empresa tem uma gama de profissionais que nos permite realizar uma vasta quantidade de serviços.
Com relação aos projetos, hoje já viraram realidade, são estudos científicos que visam auxiliar o gestor público corrigir falhas, desperdícios,  e oferecer soluções para que ele tenha maior eficiência em sua gestão com o menor custo possível. Separamos em 4 estudos científicos separados por área: 

Pesquisa Epidemiológica na área de saúde que investiga a ocorrência de 44 doenças e o perfil clínico da população, identificando grupos de riscos, principais ocorrências de doenças, surtos, etc... (ÁREA DA SAÚDE);

Levantamento Educacional, neste levantamento analisamos a educação do município como um todo, são analisados professores, estrutura educacional, métodos de ensino, qualidade do ensino, também é avaliada a satisfação dos professores, pais e alunos. Avaliamos a qualidade da merenda escolar, valor nutricional, evasão escolar, trabalho infantil, ambiente familiar, distância e tempo  de deslocamento até a sala de aula, transporte escolar, perfil socioeconômico, dentre outros. Nosso estudo avalia a possibilidade/necessidade de escolas técnicas e cursos profissionalizantes, a inclusão/exclusão digital que hoje é considerado o analfabetismo da era moderna.
Após tudo avaliado, medido e ponderado entregamos ao gestor um diagnóstico completo  e uma série de sugestões para a melhora do ensino e da qualidade de vida de seus alunos, (ÁREA DA EDUCAÇÃO);


  • Levantamento Social, sem dúvida um dos mais importantes e mais complexos, este estudo visa identificar o nível de vulnerabilidade social dos moradores do município, desemprego, nível escolar, perfil socioeconômico, mortandade infantil, desnutrição, saúde bucal dentre outro. Diagnóstico realizado, entregamos um estudo completo de ações diretas para a melhora da qualidade de vida da população, a curto, médio e longo prazo. É inadmissível que em um país rico, com condições climáticas quase perfeitas e solo fértil ainda exista desnutrição, mortandade infantil e fome. (ÁREA ASSISTÊNCIA SOCIAL);

PROJETO PLANTAR, CRIAR E PESCAR, eu pessoalmente amo este projeto, a minha vida inteira defendi que a vocação do Brasil é de produtor de alimentos, seja por meio da agricultura, seja pela aquicultura ou pela pecuária. O agronegócio pode mudar a vida de todo o povo brasileiro, pode extinguir de vez a fome, pode nos tornar uma potência mundial. Mais importante do que tudo isso, é capaz sozinho de gerar emprego e renda para toda a população.
Sou testemunha do que a agricultura familiar amparada tecnicamente pelo poder público pode fazer na qualidade de vida de uma cidade. Eu testemunhei cidades se erguerem da miséria para mesas fartas, com pequenos incentivos como kits de irrigação, apoio técnico qualificado, sementes e poços artesianos. Se somarmos a isso o potencial de pesca que temos, precisamos criar projetos para criação de peixes, camarões, ostras e muito mais.
E uma vez criado o poder público deve fazer as suas compras na sua própria cidade, comprando direto do produtor, isso irá gerar emprego, renda e uma grande economia aos cofres públicos, sem falar no ganho de qualidade de vida, adquirindo produtos frescos e orgânicos.

 Fernando, 2 coisas ficaram claras pra mim, 1º que você está trabalhando demais e 2º que você ama o que faz né? 

Confesso que preciso inclusive cuidar de minha saúde, tenho trabalhado tanto, que minha saúde e minha vida pessoal estão abandonadas, mas isso tudo por um grande motivo, esse desejo de transformar a vida das pessoas.
Nesse momento aonde a ignorância vem ganhando espaço na sociedade e a ciência vem sendo ignorada em nome de uma falsa moralidade e religiosidade, é vital que as pessoas de bem se levantem em defesa da educação e da ciência, não podemos permitir um retrocesso, aonde o Brasil volte a ser exportador de pedreiro, porteiro, emprega doméstica e pintor.
O Brasil se desenvolveu muito com o fim da ditadura, principalmente na educação, hoje exportamos cientistas, temos brasileiros nas principais pesquisas mundiais, não podemos permitir que isso retroceda e que a educação seja apenas para os mais ricos.
Nosso instituto nasceu com a vocação de trazer a verdade para a política, de mostrar a realidade para a população sem permitir a intromissão de grupos políticos e interesses escusos, mas nestes 2 anos vimos que podemos fazer muito mais.
Recentemente participei da vida pública de forma mais íntima, e posso afirmar que os problemas existem por falta de vontade política, o dinheiro dá que sobra se for bem administrado e não for desviado.
Juntamente com o secretário de agricultura regularizamos a situação de associações de agricultoras do município e vimos uma mudança radical na qualidade de vida destes agricultores, na circulação de dinheiro na cidade e na contramão disso vimos uma associação de pescadores ladeira abaixo com um presidente corrupto que até computadores desviou.
Por isso tanta empolgação, nossos estudos transformam a vida das pessoas, a melhora da qualidade de vida da população é rápida quando o gestor tem um compromisso honesto com o seu município. Hoje eu sei que meu lugar na política não é exercendo cargos públicos que são envoltos a muita inveja e corrupção, meu lugar é ao lado da ciência levando informação aos gestores para que eles errem menos, e ajudar a população.

Fascinante, isso leva a nossa última pergunta, estamos sabendo que fez contratações importantes, fale mais sobre isso e quem eles são? 

Tem um ditado que diz: "Andorinha sozinha não faz verão..."
E claro que eu sozinho jamais daria conta de realizar todos estes estudos, por mais que estude muito e tenha um conhecimento multidisciplinar, eu sou gestor, administrador, nasci com essa vocação de pensar, projetar e comandar execução, mas para tantos projetos precisamos de uma equipe gigantesca e eu tenho a honra de dizer que temos uma seleção dos melhores profissionais do mercado, são doutores e mestres de renome internacional, com publicações em revistas científicas A1. E eles desenvolveram uma metodologia única que somada ao nosso sistema criou algo ainda mais especial e fantástico.


Com uma equipe desse nível, vale a pena falar novamente seus nomes e formações, veja abaixo, quais cientistas foram contratados pelo EMET Instituto:


DRA. KALLINE FABIANE SILVEIRA - DIRETORA DO DEPTº CIENTÍFICO DO EMET 

  • DOUTORADO EM CIÊNCIAS CLIMÁTICAS 
  • MESTRADO EM DEMOGRAFIA EPIDEMIOLÓGICA 
  • GRADUADA E PÓS GRADUADA EM ESTATÍSTICA 

______________________________________________________

Dra. Jaluza Luana C. de Queiroz - Responsável Técnica Deptº de Bioquímica e Nutrição 

  • DOUTORADO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 
  • MESTRADO EM NUTRIÇÃO 
  • PÓS GRADUADA EM NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL 
  • GRADUADA EM NUTRIÇÃO 

______________________________________________________

Dr. Marcos Mariano Viana da Silva - Responsável Técnico Deptº de Sociologia 

  • DOUTORADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS 
  • MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS 
  • GRADUADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS 

______________________________________________________

Dra. Chrystiane do Nascimento Brito de Oliveira - Responsável Técnica Deptº de Química e Controle Ambiental 

  • DOUTORADO EM QUÍMICA 
  • MESTRADO EM QUÍMICA 
  • GRADUADA EM QUÍMICA 
  • TÉCNICA EM CONTROLE AMBIENTAL 

______________________________________________________

Mestre Sra. Jaqueline de Macêdo Assunção - Responsável Técnica Deptº de Políticas para Educação e Pedagogia 

  • Mestranda em Educação Profissionalizante e Políticas Públicas 
  • Especialista em Psicopedagogia 
  • Especialista em Psicomotricide 
  • Graduada em Pedagogia 

______________________________________________________

Mestre LEANDRO MARQUES MARINHO - OAB/RN sob o n°: 15.318 - Responsável Técnico Deptº Jurídico 

  • Mestrando em Educação 
  • Pós-Graduando em Direito Eleitoral 
  • Graduado em Direito 
  • Especialista em Direito Eleitoral 
  • Especialista em Direito Do Trabalho 
  • Especialista em Direito Previdenciário 
  • Conciliador do 7º Juizado Especial Federal da 5ª Região. 

______________________________________________________

Sra. Maria Isabelle Costa Pereira - Responsável Técnica do Deptº de Assistência Social, Antropologia e História 

  • MBA em Gestão de Pessoas 
  • Graduada em Serviço Social 
  • Graduada em História 

______________________________________________________

Sra. CRISTIANE TEREZA BARRETO NOGUEIRA - Responsável Técnica do Deptº de Saúde 

  • Especialista em Saúde da Família 
  • Pós-Graduada em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde 
  • Pós-Graduada em UTI Adulto 
  • Graduada em Enfermagem

______________________________________________________

Dra.Thais Nicole da Cruz Pinto - Responsável Técnica do Deptº de Psicologia 

  • Pós-Graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial 
  • Graduada em Psicologia 

______________________________________________________

Dr. Marcelo Ribeiro - Responsável Técnico do Deptº de Odontologia 

  • Pós Graduado em Ortodontia 
  • Graduado em Odontologia 

______________________________________________________

Sra. Daisy Nazareth Ferreira Damasceno - Co-Responsável Técnico do Deptº de Agropecuária e Aquicultura 

  • Pós-Graduada em Engenharia de Alimentos 
  • Graduada em aquicultura 

______________________________________________________