"Completos e com todos serviços públicos", diz Rubens sobre futuro dos bairros no pós-pandemia


O deputado federal Rubens (PCdoB) concedeu recentemente entrevista a uma conhecida emissora TV da Capital, onde falou sobre os mais diversos temas, desde sua passagem pela Secretaria de Estados das Cidades, debate da agenda legislativa no Congresso Nacional e mudanças na data da eleição; e também sobre Covid-19 e dificuldades impostas pela pandemia. 

Falando sobre as dificuldades impostas pelo coronavírus, Rubens fez uma reflexão de como as coisas deverão ser daqui pra frentes e sobre as mudanças que pandemia forçará as administrações públicas a fazerem. Citou como exemplo a construção de moradias pelo Minha Casa Minha Vida, que em geral são feitas afastadas da cidade, longe de serviços básicos, sem comércios, escolas ou bancos. 

Na avaliação do deputado, como consequência da pandemia, os bairros deverão ser mais completos, passando por um processo que chamou de adensamento. 

Rubens analisou que o trabalho em home office será mais popular, com isso as pessoas passarão a evitar grandes deslocamentos pela cidade, optando sempre que possível ficar mais próximas de suas casas. Como resultado, bancos, escolas, supermercados, serviços de saúde deverão ficar mais próximos da população, e tudo isso vai exigir mais planejamento e atenção maior do gestor público. 

"Os bairros terão que ser mais completos, com todos os serviços públicos presentes, esse é um desafio para o século XXI", concluiu Rubens.