EMET Instituto irá iniciar processo expansão nacional por meio de franquias


O Ibope Inteligência empresa de pesquisa de opinião que há 79 anos atua no Brasil deixará de existir ao final desse mês, a notícia foi divulgada pelo O Globo e confirmada pela Folha nesta 2ª dia 25 de Janeiro, mesmo dia em que o CEO do EMET Instituto anuncia expansão para todo Brasil por meio de franquias.

O EMET Instituto já atua em 6 Estados e teve enorme sucesso nas últimas eleições tendo 100% de acerto em 5 Estados e 99,3% de acerto no Estado do Maranhão, saindo das eleições municipais de 2020 como o Instituto mais preciso do Brasil.

Todo este sucesso e a grande evidência nos veículos de comunicação de todas as cidades que atuaram, seja dando palestras ou entrevistas, colocaram o instituto nas ambições de vários profissionais do setor, afinal todos querem trabalhar com o analista político Fernando Bastos e com a conceituada Dra.Kalline Fabiana Silveira, que além do doutorado possui mestrado em Demografia, graduação em estatística e várias especializações importantes na área.

Conversamos com Fernando Bastos para sabermos mais sobre seus planos de expansão e os próximos passos deste instituto que se compromete em trazer a verdade para a política.


Boa tarde FB. Vamos direto ao ponto, como vc vê a saída do IBOPE do mercado de pesquisas?

Sinceramente era previsível, além da venda para a empresa inglesa há 7 anos atrás, o IBOPE vem tendo péssimos resultados, nas últimas eleições teve o pior de todos e instituto de pesquisa que erra mais do que acerta acaba. O seu fechamento deixa um buraco enorme em todo Brasil, afinal as emissoras de TV terão de buscar novos parceiros para divulgação de pesquisas, os profissionais que trabalhavam no IBOPE se tornam mão de obra disponível no mercado, os escritórios terceirizados ficam sem seu principal parceiro e isso abre um mundo de oportunidades.

Você acredita que os erros foram o principal motivo do fechamento?

Na verdade este fechamento era previsto, pois a marca hoje pertence a empresa inglesa, então naturalmente ele deixaria de existir no âmbito de pesquisas de opinião, mas 7 anos são tempo mais do que suficientes para que a família Montenegro montasse outra empresa com outro nome se tivesse interesse, acredito que não queriam mais atuar no ramo e decidiram se aposentar, até porque a empresa era gerida já há muitos anos por outras pessoas.

Mas qual seria o verdadeiro motivo desse fechamento?

Eu realmente não sei, mas é fato que grandes institutos não se atualizaram, continuaram usando sistemas arcaicos, o que torna moroso o trabalho e pior ainda, inconfiável, devido a sua fácil manipulação e corrupção. O que vimos nos últimos anos foram erros grosseiros não só do IBOPE mas de vários institutos "renomados" o que levou a população inclusive a criticar os resultados de pesquisa e questionar uma ciência exata que é a estatística. Num mundo globalizado, altamente informado como temos hoje quem não se moderniza, quem não atende com exatidão nos mínimos detalhes, fica pelo caminho, morre, fecha as portas.

Esse fechamento não seria devido a enorme crise, haja visto, que muitas empresas estão fechando?

Com certeza a grave crise que o Brasil passa seja do ponto de visto econômico, ético e moral influencia muito, mas neste caso não acredito que tenha sido isso, creio nos motivos ditos anteriormente.

O sr. fala de grave crise, mas está anunciando expansão do EMET Instituo?

Na crise se cresce, é na crise que separamos homens de negócios dos aventureiros, ser empresário no Brasil não é pra qualquer um, tem de ter um jogo de cintura, um coração forte e se reinventar todos os dias. Desde o ano passado nossa empresa vem sendo procurada por órgãos nacionais querendo pesquisas em todo país, o Brasil tem 26 Estados e Brasília, então são 27 unidades federativas, atuamos em apenas 6 delas, por isso, temos rejeitado contratos atraentes do ponto de vista comercial, dito isso, eu tinha 4 escolhas a fazer:
 

  1. Perder estes negócios e quem me conhece sabe que eu adoeço se perco dinheiro rsrs
  2. Abrir um escritório EMET em cada estado mais Brasília e deixar de viver kkk
  3. Terceirizar e correr o risco de ver meu nome jogado na lama por terceiros inescrupulosos;
  4. Criar um plano de negócios com o nosso padrão assertivo e confiável, expandir a nossa plataforma que é sem dúvida a mais moderna e segura do país. Paramos, pensamos e optamos pelo sistema de FRANQUIA, dessa forma teremos controle sobre todo o processo, os franqueados serão obrigados a utilizar nosso sistema anti-fraude e realizar pesquisas com nosso padrão de qualidade e claro exigiremos em contrato a assertividade e tudo mais que nos garanta a segurança e preservação de nosso nome no mercado.

Entendi, então o EMET lançará franquias para todo país?

Nossa proposta é essa, chegarmos as 27 unidades da federação, mas iremos com calma, temos 23 metas a atingir, já cumprimos 5 em apenas 2 dias, o que só é possível pela equipe espetacular que nós temos. Assim que as 23 metas estiverem cumpridas iremos começar a selecionar nossos parceiros fraqueados, inicialmente os Estados do Nordeste que ainda não temos escritório são a prioridade. Depois Brasília e região Sudeste, mas isso tudo pode mudar, afinal uma série de fatores são levados em conta, inclusive a demanda. Posso falar com tranquilidade que se tivéssemos hoje escritório em São Paulo faríamos mais de 30 pesquisas de grande porte por mês, a demanda no Estado é enorme.

Quando devem anunciar os primeiros franqueados?

Olha isso não é um processo simples, requer planejamento, paciência, sem falar na burocracia legal que é enorme, estamos na fase de ajustes legais, paralelamente a esta fase estamos elaborando o plano de negócios e passando para manuais e outros métodos didáticos toda a nossa metodologia de trabalho, afinal duplicar excelência não é fácil, não estamos com pressa. Estamos trabalhando neste projeto para atender os interessados e iniciar o processo de entrevistas dos candidatos.

Estas franquias somente trabalhão em conjunto com a Matriz ou terão liberdade para terem seus próprios clientes?

Serão independentes, claro que a matriz fechará negócios regionais e nacionais aonde os fraqueados farão parte da execução do serviço, mas fora isso, eles terão a sua independência comercial. Forneceremos Know-how, segurança jurídica, o consagrado sistema vox, assessoria técnica altamente qualificada e nossos produtos exclusivos, como por exemplo a pesquisa epidemiológica que somente o EMET Instituto realiza.

É verdade que além da Pesquisa Epidemiológica que lançaram recentemente tem mais 2 produtos novos saindo do forno?

Você está bem informada hein... Quero saber quem é esse seu informante. É verdade sim, muitas pessoas erroneamente acham que o Emet é apenas um instituto de pesquisa e não é, somos uma empresa de soluções tecnológicas, eu nasci empresarialmente no setor industrial, tive fábrica de bolsas no Rio de Janeiro, lá aprendi a criar uma linha de produção, fiz uma fábrica que produzia menos de 100 bolsas por dia passar a produzir 1000 bolsas por dia. Na indústria apendi a produzir em quantidade com menos esforço, anos mais tarde, já no Maranhão e aqui a tecnologia, a informática foram o meu negócio, fui o criador do primeiro site comercial do Estado, o 1º portal do Maranhão, as primeiras lojas virtuais, etc, etc... Com a tecnologia um mundo se abriu pra mim, durante muito tempo fui um excelente técnico de hardware e redes, depois desenvolvedor de sites, depois fazendo a ligação entre o desejo do empresário e o conhecimento técnico dos profissionais de programação, afinal eu falava a língua de ambos. Hoje toda essa experiência somada a 25 anos exercendo cargos públicos ou prestando serviços, me qualificou para fazer o que eu faço hoje, que é vender solução tecnológica para Estados e municípios. 

Tenho a lhe dizer que em breve lançaremos um sistema tributário que vai revolucionar o setor público e um sistema educacional que será uma bússola para profissionais da educação e não iremos parar por aí temos muitos projetos para facilitar a vida do gestor público e consequentemente melhorar a sua gestão.

Fernando muito obrigado pela sua atenção, você tem alguma consideração final para nos dizer?

Eu que agradeço a oportunidade de falar sobre essa empresa que eu amo, falar um pouco da minha história. Estou a disposição, e saiba que o EMET Instituto irá dar muito o que falar este ano, aguardem!

 Convido a todos a acessarem o nosso site https://www.emetinstituto.com e conhecer um pouco mais de nossa empresa e nossos serviços.